Muitas vezes pensamos que nossos sentimentos positivos ajudam a aqueles que estão na tristeza. De que nosso ânimo vai contagiar os desanimados. Mas presumir da sua felicidade na frente dos tristes pode não ser a atitude mais adequada. E saber o que passa na cabeça daquela pessoa que está vivendo uma depressão é um passo à compreensão. Mas podemos considerar nos longe de ter uma solução para a depressão de uma pessoa, se o que queremos é impactar com nosso bom humor.

Este artigo não é para quem tem depressão e por tanto não envíe a alguém com depressão. É para você que conhece a alguém e ainda não consegue entender o que é isso. É, você senhor entusiasta! Cujo o mundo é cor de rosa. É de você que o depressivo sente inveja ou raiva e as vezes cai na extrema ironía de rir de todas as bobagens que você diz e faz.

Porque colocar a culpa em você? Porque é você quem pode carregar com a culpa agora. É isso mesmo, falo em nome daqueles que não tem forças para falar, deixe que lhe culpem, abra seus ouvidos e não dê sermões.

Que Deus não permita você descubrir o que é viver sem sentido. Ao menos não experiencialmente. Se serve, faça um ato de fé no que eu digo. Seus conselhos não servem de nada. Isso mesmo, de nada. As pessoas que sofrem depressão, que se arrastam durante o dia e desvelam todas as noites, não querem saber o que você pensa sobre ela ou do como ela estão vivendo. Mas sabe o que pode ser útil, porém somente quando eles querem e buscam com muito esforço? Seus ouvidos aberto. Como uma folha de papel para quem escreve. Não faça juízos, um caderno não julga a quem escreve. Não faça sugestões, um caderno é mudo e não aconselha. Somente seja este pedaço de papel e pronto para ser descartado e muitas vez jogado no lixo.

Lembra-se. não é um artigo para quem tem depressão. Quem anda deprimido e ainda mais, um quadro grave, está tão dentro de si mesmo, mas tão dentro, que se pudéssemos converter seus pensamentos sobre si mesmo em fervor religioso seriam santos místicos no mesmo instante. Essa pessoa não merece ser chamado de egoísta. Sim, ele se converte em seu próprio “deus”, mas um Deus fracassado e digno de lástima. O desejo contínuo nestas pessoas de que tudo seja diferente é o sinal de que não é egoísmo. São pessoas no fundo de um poço que não conseguem sair. Chamar de egoístas só porque parece que nunca saem do seu poço, é uma injustiça. Não é por falta de vontade, senão o contrário porque querem tão algo que não conseguem desistem.

Assim que, senhor entusiasta, deixe você o egoísmo de lado e seja menos conselheiro e mais folha de papel. Mesmo com a pessoa que você mais ama, se está em um quadro de depressão, não vai prestar atenção em você. Provávelmente não vai te agradecer e se você não resultar útil, porque muitas vezes nossa presença resulta insuportável para essas pessoas, seja humilde e não leve para o lado pessoal, apenas desapareça.

Em todo caso peça a outra pessoa, que seja os ouvidos que você não pode ser. Em todo caso confie que naquele poço profundo, o mais profundo que existe, a voz do Verbo Divino alcançará a aqueles que “…do abismo profundo chama ao Senhor” Sl 129. Essa é a única voz que todos buscam escutar. Porque é a única capaz de encher-nos plenamente de sentido.

“Se subir até os céus , ali estareis; se descer a região dos mortos, lá vos encontrarei também”Sl 138

https://pixabay.com/es/photos/solo-triste-la-depresi%C3%B3n-soledad-2666433/